Vue de La Cathedrale, São Luís, 1856

Cromo litogravura do alemão Friedrich Hagedorn, realizada em sua passagem por São Luís do Maranhão, em 1856, vindo da Academia de Belas Artes de Munique. Nela, o pintor, aquarelista e gravurista retrata a chegada de um cortejo religioso na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, futura Sé Metropolitana.

Compondo a obra, chama atenção os prédios laterais, o futuro Palácio Episcopal, um muro gradeado no que hoje é via de acesso à Praça Benedito Leite e duas torres ao fundo, que facilmente poderiam ser identificadas como a Igreja do Carmo, erigida pela Ordem dos Capuchinhos.

A ilustração original, em tamanho de 19,5 cm x 39,6 cm, foi impressa em preto e branco, sobre fundo bege, pelo sistema de cromolitografia, usado por Lemercier Bernard et Cie, em Paris. A obra faz parte do acervo do Museu Nacional de Portugal, que possui mais duas obras do autor: Place du Palais e Place du Palais & Entrée du Port.

Egresso da Academia de Belas Artes de Munique, nos vinte anos em que esteve no Brasil Hagedorn passou ainda por São Paulo, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, onde registrou paisagens e costumes nacionais. Outros de seus trabalhos podem ser encontrados na The Hispanic Society of America, em Nova Iorque, na Biblioteca Nacional, no Museu do Estado de Pernambuco, bem como em coleções particulares.