Aquarela inspirada por São Luís, com data estimada em 1862, atribuída ao italiano Giuseppe Leone Righini, que veio ao Brasil por volta de 1856 e se radicou entre o Maranhão e o Pará.
Com o título de Residência às Margens do Rio Anil, a pintura nos mostra uma típica residência no Rio Anil. Nos detalhes pode-se notar a capacidade de navegabilidade do rio, onde pequenas embarcações a remo e a vela o utilizavam como uma das vias de acesso ao centro da ilha.
Conhecido também como Joseph Léon, Righini teve a sua formação concluída na Academia de Belas Artes de Turim, Itália, o que a levou a se dedicar aos ofícios da pintura, desenho, gravações, fotografias, cenografia e magistério.
Em sua passagem, produziu cinco quadros em óleo sobre tela, com panorâmicas e detalhes da paisagem natural e da arquitetura cotidiana da cidade.
Compõem a sua obra: Vista de São Luís do Maranhão, Residência às Margens do Rio Anil, Paisagem Rurale Arredores da Cidade, hoje depositadas no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, como parte da Coleção Brasiliana.