Aquarela inspirada por São Luís, com data estimada em 1863, atribuída ao italiano Giuseppe Leone Righini, que veio ao Brasil por volta de 1856 e se radicou entre o Maranhão e Pará.
Com o título de Arredores da Cidade, a imagem retrata uma vista de São Luís, tomada às margens do Rio Anil, com vegetações da época e destaque de manguezais. Ao fundo, em posição central, pode-se notar em uma pequena elevação o local onde foi construída a futura Praça Gonçalves Dias.
Conhecido também como Joseph Léon, Righini teve a sua formação concluída na Academia de Belas Artes de Turim, Itália, o que a levou a se dedicar aos ofícios da pintura, desenho, gravações, fotografias, cenografia e magistério.
Em sua passagem, produziu cinco quadros em óleo sobre tela, com panorâmicas e detalhes da paisagem natural e da arquitetura cotidiana da cidade.
Compõem a sua obra: Vista de São Luís do Maranhão, Residência às Margens do Rio Anil, Paisagem Rural e Arredores da Cidade, hoje depositadas no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, como parte da Coleção Brasiliana.